ORCHIDACEAE

Brasilidium gardneri (Lindl.) Campacci

Como citar:

Danielli Cristina Kutschenko; Tainan Messina. 2012. Brasilidium gardneri (ORCHIDACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

318.940,702 Km2

AOO:

72,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie ocorre na Mata Atlântica, nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná (Barros et al., 2011). A espécie ocorre entre 200 e 1000m de altitude (https://sites.google.com/site/orquidecampos/plantas-por-nome/especies/brasilidium/brasilidium-gardneri).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

<i>Brasilidium gardneri</i> tem ocorrência registrada para os estados da Região Sudeste e Paraná, desenvolve-se em ambientes de Mata Atlântica a 200 e 1000m de altitude. Possui uma extensão de ocorrência de 257.846km². Apesar de a espécie ocorrer em áreas degrande interferência antrópica, esta ocorre em Áreas Protegidas, em diferentes tipos florestais eapresenta uma distribuição ampla. Desta forma, <i>Brasilidium gardneri</i> é umaespécie Menos preocupante (LC). Porém, maiores estudos populacionais e deexploração poderão futuramente levá-la a uma nova avaliação.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Diferencia-se das demais espécies de Oncidium da área estudada (Barroso, MG) pela inflorescência ampla, paniculada com grandes e vistosas flores, amarelas e castanhas (Menini-Neto; Assis; Forzza, 2004)

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim
Detalhes: Menini Neto, Assis e Forzza (2004) afirmam que apenas uma população foi observada em Barroso, MG. Segundo Miller et al. (2006) a ocorrência da espécie na Serra dos Órgãos é ocasional.

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta Ombrófila Mista (Barros; Rodrigues; Batista 2009), Floresta Ombrófila (= Floresta Pluvial) (Barros et al. 2011)
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane
Detalhes: Erva epífita (Barros et al., 2011), ca. de 25 cm de altura, simpodial (Menini Neto; Assis; Forzza, 2004), perene (Menini Neto, 2005). Uma espécie de florestas de montanha alta, de meia altura de troncos de árvores, em florestas originais, exposta a umidade elevada, luminosidade mosqueada e boa movimentação de ar. As flores emergem em uma inflorescência paniculada e balançante de 50-70cm, com até quarenta flores, sendo a floração em novembro e dezembro e flores que duram por cerca de três semanas (Miller et al., 2006).

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
De acordo com Menini Neto, Assis e Forzza (2004), a floresta estacional semidecidual, mata ciliar ecampo-cerrado estão sofrendo constantes intervenções antrópicas relacionadas aos ciclos econômicos da mineração, agricultura, pecuária e industrialização na região de Barroso, MG.

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
A espécie foi considerada Em Perigo (EN) na Lista vermelha da flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
Ornamental
​Espécie utilizada como ornamental (http://lucianozandona.blogspot.com.br/2010/07/oncidium-gardneri.html ; https://sites.google.com/site/orquidecampos/plantas-por-nome/especies/brasilidium/brasilidium-gardneri).